Como parte das ações de divulgação e educação científica do AquaRiparia, foi encerrado, em dezembro, o curso Água Matriz da Vida: Conhecer para cuidar – Edição 2018. Coordenado pelas professoras da Universidade de Brasília, Maria Socorro Ibanez e Vera Catalão, o curso tem o objetivo de desenvolver atividades de educação ambiental junto a professores e estudantes e orientá-los em iniciativas de educação científica sobre águas. “Temos toda uma metodologia desenvolvida, há mais de 15 anos, onde articulamos vivências, exercícios corporais e conteúdos referentes á temática água”, explicou Vera Catalão.

 EDIÇÃO 2018 – Contou com a participação de 18 alunos, entre os quais professores da rede      pública, gestores e técnicos da Adasa. Iniciado em setembro, o curso teve diversos encontros de três horas, totalizando uma carga horária de 50 horas. No último encontro, no Jardim Botânico de Brasília, os alunos realizaram uma trilha, utilizando o aplicativo Missão Nascente; participaram do jogo Desafio do Cerrado, desenvolvido pela Embrapa Cerrados, e apresentaram os portfólios criativos desenvolvidos durante as aulas. O curso foi finalizado com uma roda de conversa, um momento de reflexão onde os alunos expõem suas intenções de como aplicar os conhecimentos adquiridos, como multiplicá-los ou até mesmo como expandir tais conhecimentos com a continuidade e aprofundamento dos estudos.

 

 

 

 

É importante que essa formação não se feche aqui. O nosso grande compromisso é motivar as pessoas a aprenderem e a continuarem a aprender,

concluiu Catalão.