contato@aquariparia.org
61 0 0000 0000
Seg – Sex : 9:00 – 18:00

Conheça o modelo Ecopedagógico de um Riacho

 

Com o objetivo de ressaltar a importância da conservação dos riachos e evitar a escassez dos recursos hídricos, o AquaRiparia criou um ‘’Modelo Ecopedagógico de um Riacho’’ do Cerrado fixo no Jardim Botânico de Brasília. No intuito de popularizar os conceitos científicos relativos às zonas ripárias, são utilizadas, neste modelo, algumas ferramentas pedagógicas, como os insetos aquáticos de pelúcia e espécimes em tamanho real, visualizados na lupa, enfatizando a importância dos invertebrados como bioindicadores de qualidades de água. O contato e o manuseio dos insetos de pelúcia, auxiliado pela visualização em tamanho real na lupa, leva o público à um entendimento mais efetivo sobre a importância destes seres para a integridade dos ambientes ripários.

Ainda é possível identificar no ambiente a representação da vegetação ripária, além de outros elementos como as pedras e cipós, por meio destes elementos se envolve todos os públicos, do infantil ao adulto.

Com o intuito de aproximar o cidadão das zonas ripárias foi criado o ”Modelo Ecopedagógico de um riacho – Móvel”, de tamanho reduzido em relação ao apresentado no Jardim Botânico de Brasília. É possível montarmos esse Modelo e levarmos o público a ter uma experiência diferenciada em diversos locais. O contato e manuseio dos insetos de pelúcia, assim como, a visualização de exemplares em tamanho real, promove maior sensibilidade com todos os públicos em especial o infanto-juvenil. 

Leave Your Reply

Your email address will not be published.

*