contato@aquariparia.org
61 0 0000 0000
Seg – Sex : 9:00 – 18:00

Conheça o Blog Monitoramento Participativo

 

O blog Monitoramento Participativo foi desenvolvido por Juliana França, bióloga, pesquisadora em Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTIC); Gisele Moreira, doutoranda em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Kele Rocha Firmiano, bióloga e ecológa, pesquisadora associada ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/ MCTIC) e ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

Nele elas irão contar sobre o projeto “A água deste rio é boa? Quem vive nele te conta!” que foi implantado em Santa Teresa (região serrana do Espírito Santo) em agosto de 2019. Durante sua execução elas pretendem desenvolver um projeto de ciência cidadã (investigação científica baseada na participação voluntária do cidadão como colaborador, não se tornando, necessariamente cientista profissional) sobre monitoramento participativo em rios urbanos, tendo como parceiros os estudantes e professores de educação básica dentro de cada bacia hidrográfica.

Com base em uma experiência realizada em Minas Gerais que foi baseada no desenvolvimento de projetos de avaliação de qualidade ambiental e monitoramento de qualidade de águas (rios, riachos, córregos, etc.). Trata-se de uma perspectiva de ciência cidadã onde os estudantes e professores nos apoiam na avaliação ambiental de seus ecossistemas aquáticos.

Trazendo diversas indagações sobre a situação do munícipio de Santa Teresa, como: E será que sabemos como andam esses ecossistemas? O povoamento da cidade de Santa Teresa se deu em torno do rio Timbuí, com afluentes cortando bairros densamente povoados, os rios São Pedro e São Lourenço que sofrem com uma série de intervenções humanas, em especial em função da urbanização. Será possível que em todo o seu percurso o rio Timbuí encontra-se perturbado? E os afluentes? Vocês já pararam para pensar sobre isto?

Com uma série de informações e atividades, as autoras esperam que o monitoramento participativo realizado na área de Santa Teresa traga estas respostas para vocês (e mais ainda, junto com vocês). Elas esperam formas futuros cidadãos e cidadãs conscientes, respaldados pela pesquisa, capazes de discutis a respeito dos efeitos negativos da degradação ambiental/poluição sobre a biodiversidade aquática e serviços que os ecossistemas nos brindam. A ambição delas é que estas atividades possam contribuir para a manutenção das águas desta encantadora região.

Ao fim elas fazem um convite para todos:

Esperamos que, através deste meio de troca constante de informações entre nós pesquisadores (em suas diferentes fases na pesquisa) e vocês (afinal a proposta é que vocês se tornem cientistas conosco), possamos contribuir para o aumento do nível de conscientização popular, proporcionando através de textos lúdicos e curiosidades conhecimentos apropriados para o acesso à tão esperada solução dos problemas ambientais atuais. Portanto, nossa página funcionará como um veículo para troca de informações sobre a qualidade ambiental das águas. Nela, iremos postar informações, a princípio quinzenais, sobre pesquisas atuais, informativos, brincadeiras, atividades lúdicas divididas entre seções e receber sugestões, perguntas e comentários. Que seja mais um meio de integração e tarefas conjuntas entre a ciência e a sociedade, e que tenhamos muito sucesso! Sejam sempre bem vindos/vindas!

Para conhecer esse incrível blog e participar, acesse o link:

Blog Monitoramento Participativo

Facebook

Instagram

Leave Your Reply

Your email address will not be published.

*