contato@aquariparia.org
61 0 0000 0000
Seg – Sex : 9:00 – 18:00
10

COVID-19 vs. ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

10

A Aliança Tropical da Água – TWRA publicou em suas redes sociais (Instagram e Twitter) informações alertando sobre o emprego de desinfetantes a base de cloro no combate do COVID-19, que podem ameaçar os ecossistemas aquáticos.

De acordo com a TWRA, os desinfetantes a base de cloro podem entrar nos sistemas de esgoto e contaminar os recursos de água potável, colocando os ecossistemas aquáticos em risco. Os produtos químicos nos desinfetantes podem se unir a outros materiais para formar compostos nocivos, e em alguns casos, carcinogênicos. Além de tóxicos ao ambiente, estes podem ter efeitos para a população humana.

É um efeito colateral potencial que serve de alerta para os sistemas de vigilância na avaliação de integridade ecológica aquática durante e após a pandemia. E então nos faz uma indagação:

O que poderia salvar a biodiversidade e proteger os seres humanos destas futuras ameaças?

Pesquisadores brasileiros buscam por alternativas biosustentáveis e investigam soluções a base de taninos e outros componentes. Além disto, estão disponíveis no mercado Produtos de Limpeza Consciente a base vegetal: Desinfetantes ecológicos, hipoalergênicos e biodegradáveis.

Na mesma linha do assunto, há um artigo sobre o assunto que foi publicado em 10 de abril de 2020 na Revista Science intitulado “Disinfection threatens aquatic ecosystems – Desinfetantes a base de cloro ameaçam os ecossistemas aquáticos” que pode ser acessado clicando aqui.

Como exemplo temos a publicação para a rede social Instagram:

  20                

 Dúvidas e informações entre em contato: contato@thetwra.org

Leave Your Reply

Your email address will not be published.

*